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Foto do escritorVanda Moura

Caso Shell de limpeza de carpetes inspira campanha do GBC Brasil

Em ação que visa a valorização dos profissionais de facilities, o Green Building Council Brasil reconhece a importância do estudo de caso da Shell Brasil Petróleo como exemplo a ser seguido.

O estudo de caso, intitulado “Sustentabilidade que Vem do Chão: O Case de Limpeza de Carpete na Shell Brasil Petróleo”, é liderado pela gerente global de facilities da Shell, Ana Claudia Morrissy Machado, e inspirou ação inédita do órgão que reúne empresas empenhadas em tornarem-se mais sustentáveis, disseminando boas práticas de economia e preservação ambiental. O CEO do GBC Brasil, Felipe Faria, comenta que o caso Shell se tornou uma referência de atitude transformadora, causando grande impacto na rotina da organização e trazendo ganhos relevantes como expressiva queda na emissão de CO2.

Após vencer o prêmio da ABRAFAC – Associação Brasileira de Facility, Property e Workplace Management, em 2021 -, a iniciativa alçou voos internacionais, com a conquista do segundo lugar do Prêmio CIFMers – categoria melhor projeto de colaboração (com Shell e milliCare) – nível América Latina -, foi vencedor na categoria Silver do Prêmio de Excelência Global FM (GFM) e, agora, é reconhecido pelo Green Building Council Brasil.

A ação acontece em duas etapas: a criação de um e-book com casos de sucesso, a ser lançado em agosto deste ano, e a apresentação de outros estudos de caso bem-sucedidos nas áreas de facilities, durante a conferência anual da entidade, que neste ano será realizada em novembro.

“Os bons resultados verificados na Shell chamaram atenção do GBC, sobretudo pelo seu potencial de multiplicação em todas as cadeias produtivas, garantindo, entre outros benefícios, sustentabilidade e economia financeira”, diz Faria. “Entendemos que a gestão de facilities é fundamental nesse cenário e é justo que o reconhecimento seja estendido aos profissionais do setor”, completa.

O caso Shell

Até 2018 os revestimentos têxteis nos sites brasileiros da Shell eram lavados com o método convencional à base de água. Naquele ano, a executiva de facilities da multinacional de petróleo conheceu a milliCare e aceitou o desafio de adotar um sistema inovador para limpeza e manutenção dos carpetes, que prometia ser mais simples e sustentável.

“Foi preciso pensar fora da caixa”, revela Ana Machado. Ela relata que pesquisar soluções que façam a diferença no dia a dia das operações corporativas faz parte do seu perfil profissional. Também conta que, para se chegar a ações efetivas, com ganhos para todos, é preciso ouvir as dores de todas as áreas e considerar alternativas que atendam diferentes demandas.

“Encomendamos um estudo para avaliar a efetividade do método proposto pela milliCare e, na primeira aplicação, já percebemos notável redução no uso de água e energia elétrica, menor emissão de gases tóxicos, como o carbono e, ao final, o carpete estava com uma aparência de novo e totalmente seco”, explica. Ela acrescenta que o modelo de higienização da milliCare reduziu em até 99% o índice de fungos e bactérias em relação aos métodos tradicionais, e a emissão de CO2 caiu cerca de 85%, com expressiva redução nas despesas.

Hoje o processo de limpeza a seco de carpetes já acontece em todos os sites brasileiros da Shell e está sendo replicado em outros países. Satisfeita com os resultados, Ana passou a compartilhar a prática com o mercado, levando informações da metodologia baseada no uso de polímeros a outras companhias, sobretudo do setor de petróleo. “O sistema milliCare promove conforto e produtividade para colaboradores, ajuda na qualidade do ar interno, preserva o patrimônio e amplia vantagens para ESG”, resume.

Small Acts, Big Impacts

A partir da estratégia de higienização implantada na gigante de combustíveis, o GBC Brasil quer mostrar ao mercado e às empresas associadas como processos simples podem trazer grandes transformações nas organizações, com significativos ganhos financeiros e ambientais. “É por isso que adotamos o mesmo slogan utilizado internamente pela Shell – “Small acts, big impacts” – como mote da campanha”, realça o CEO do conselho.

Na visão da executiva global de facilities da Shell, a ação do GBC vai contribuir para o compartilhamento de informações no setor de FM e a disseminação de políticas que ajudem as companhias a cumprirem suas metas sociais e ambientais, especialmente as previstas no ESG (Environmental, Social and Governance).

Do Brasil para o mundo

A ABRAFAC também apoia a iniciativa do GBC Brasil. Para o VP da associação, Mauro Sergio Kyriase Campos, a iniciativa cumprirá a missão de chamar a atenção do mercado para a importância do Facilities Management no dia a dia das corporações e como o conceito “small acts, big impacts” pode ser compartilhado no setor de FM por meio da comunicação, do benchmark e das premiações que valorizam o trabalho dos gestores de facilities.

O executivo afirma que a ABRAFAC se orgulha de ser a única associação na América do Sul a participar do Global FM desde sua fundação, inscrevendo trabalhos como o caso da Shell e obtendo prêmios e reconhecimento em diversas edições. “A Associação mostra seu valor ao promover e incentivar boas práticas em FM do mercado brasileiro que repercutem internacionalmente”, diz.

Ele acrescenta que o case Shell demonstra claramente como atividades rotineiras, a exemplo da limpeza do carpete, podem esconder oportunidades de melhoria voltadas a atender os anseios de uma sociedade moderna e preocupada com as questões ambientais.

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