top of page
Foto do escritorVanda Moura

Sustentabilidade muito além do discurso, a milliCare pode ajudar com ações concretas

A geração millenial já representa 35% da força de trabalho no mundo, tornando-a o maior grupo em atividade no mercado laboral. Durante sua ascensão, os millenials deixaram sua marca na sociedade, ao inaugurar uma era de maior responsabilidade social, pontuada por decisões pessoais e corporativas mais verdes.

Você tem ideia da amplitude este impacto? Uma pesquisa da Stanford Social Innovation revelou que 90% dos CEOs acreditam que a sustentabilidade não é apenas importante para as sobrevivência do planeta, mas também é necessária para o sucesso e a longevidade das corporações modernas, o que gerou as políticas ESG: os millenials e gerações subsequentes esperam comprar mais produtos ou usar serviços de empresas que demonstram, na prática suas práticas sustentáveis.

Como Facility Manager, você pode ser um líder da “transformação verde”, planejando o sucesso da sua empresa nos médio e longo prazos. Na verdade, você pode começar imediatamente reavaliando seus processos e os parceiros escolhidos para limpeza e manutenção dos seus espaços.

1. Saiba mais sobre a certificação LEED

Se você é novo em tomar decisões sustentáveis, precisa investigar programas que incentivem uma atmosfera mais saudável e ofereçam, à sua equipe, ferramentas “verdes” para alavancagem de marketing e imagem da marca. Por exemplo, obter a certificação no programa de Liderança em Energia e Design Ambiental (LEED) do Green Building Council Brasil compensa os esforços de sua empresa para reduzir o desperdício e melhorar a qualidade do ar interno, entre outros quesitos. Os FMs e suas lideranças, coordenadas, podem trabalhar para obter a certificação LEED, que lhes permite demonstrar o compromisso com a saúde dos colaboradores e com o meio ambiente. Além disso, os gestores, mediante o cumprimento de outros requisitos, podem obter a certificação para os seus edifícios, ampliando o conceito. Para isso, devem buscar parceiros com mentalidade semelhante.

2. Foco em soluções econômicas

Tornar-se verde não significa “quebrar o banco”, ou seja, recomeçar do zero a um custo astronômico e invariavelmente impossível. O primeiro passo é a análise e meios do que pode ser reciclado, reduzido e reutilizado, colocando em prática os “3Rs”, pilares das melhores práticas de sustentabilidade: reduzir, reciclar e reutilizar. É um processo em etapas que exige planejamento claro, com prazos e meios para ser cumprido. Ao mesmo tempo, avalie cuidadosamente todas as opções “verdes”: representam algum risco para os seres humanos ou para o meio ambiente? São de origem 100% sustentável? Foram criadas de forma socialmente responsável? Estas respostas serão a base para o seu planejamento de responsabilidade ambiental.

3. Mapeie um Plano de Sustentabilidade de Longo Prazo

Políticas ambientalmente responsáveis não acontecem da noite para o dia. Ocorrem, gradualmente, avaliando e alterando consistentemente suas práticas, processos e mudanças de hábitos dos colaboradores. O primeiro passo é a decisão de implementar um sistema de limpeza verde, através do processo milliCare para manutenção dos seus têxteis. Como parte do nosso Plano Total de Cuidados, personalizado para o seu espaço, você terá a oportunidade de para substituir os processos atuais por versões sustentáveis.

4. Avalie a pegada de carbono da sua empresa

Há grandes chances de diminuir as emissões do CO2 no seus espaço, promover o uso racional da água e energia no seu empreendimento. Seja reutilizando materiais, optando por materiais reciclados, você pode iniciar sua jornada rumo a certificação LEED e outras, igualmente consideradas para as métricas ESG.

Um dos pré-requisitos é maximizar seu investimento em carpetes que representam um ativo valioso, além de evitar o descarte prematuro, em aterros sanitários, se não forem não reciclados. Quando combinado com um sistema AVAC confiável e com eficiência energética, o sistema milliCare de limpeza de carpetes remove até 99% dos poluentes do ar. Mais ainda, aumenta a longevidade do revestimento, por mais de dez anos, além da previsão do próprio fabricante.

Tornar-se “verde” pode ser uma tarefa árdua, mas é uma necessidade se você quiser permanecer competitivo(a). Quando você dedica tempo para planejar com eficiência suas estratégias de sustentabilidade e acompanhar os resultados, verificará, na prática, a diferença que mudanças simples podem fazer. Além disso, sua empresa ganha vantagem instantânea com clientes e colaboradores que reconhecem o valor das empresas pautadas em políticas de responsabilidade social e corporativa.

Vamos continuar essa conversa? Nossos técnicos estão à sua disposição para iniciar seu planos de práticas sustentáveis no que diz respeito a manutenção de têxteis e qualidade do ar interno.

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page