Quem já deixou a casa fechada por algumas semanas, sabe que o ambiente pode parecer diferente, no retorno. Talvez cheire um pouco a mofo ou a “velho”, especialmente se você não deixou nenhum tipo de ventilação antes de sair.
Imagine esse problema ocorrendo às centenas em todo o país. Foi o que aconteceu quando a maioria das grandes empresas encerraram as atividades presenciais e a pandemia definitivamente se instalou.
Para muitos gestores não houve tempo para providências, como desligar adequadamente alguns aparelhos e fazer inspeções adicionais. Em vez disso, alguns – e não foram poucos – tiveram que tomar decisões emergenciais com tempo apenas para desligar as luzes e configurar os aparelhos de ar condicionado para funcionar apenas quando a temperatura interna aumentasse, por exemplo.
Meio ano depois, ainda são centenas de escritórios corporativos e estabelecimentos comerciais que permanecem com cerca de 50% de ocupação. Estes locais, porém, não são conchas vazia à espera da volta dos ocupantes. Eles contêm mobiliário e equipamentos complexos, que podem ser afetados negativamente pela inatividade.
O que focar durante a reabertura
Muitas empresas estão se preparando para reabrir seus espaços corporativos completa ou parcialmente neste primeiro semestre. Nesses casos, os facilities devem se concentrar em algumas áreas-chave para elevar a biossegurança das suas instalações. O que os profissionais com visão de futuro estão fazendo?
1. Comece com uma inspeção completa do edifício. Antes de abrir suas portas, você deve inspecionar seu espaço com foco em três áreas principais: mofo, qualidade do ar interno e superfícies de alto contato.
Primeiro, o mofo que cresce e se prolifera em áreas de alta umidade e falta de luz. Portanto, o mofo pode se reproduzir facilmente em um escritório que fique trancado por meses. Qualquer sinal de mofo exige a presença de um profissional especializado para eliminá-lo, imediatamente.
Em segundo lugar, a qualidade do ar interno deve ser avaliada e reforçada. O carpete é o maior filtro de ar de qualquer ambiente. Então, comece com uma limpeza profunda, na qual o milliCare pode ajudar, assim como fazer o planejamento para higienização e desinfecção regulares, posteriormente.
Além do carpete examine com cuidado outras superfícies têxteis, como cadeiras e divisórias e áreas de alto contato, como portas e botões de elevadores que devem ser limpos em profundidade e, em seguida, desinfetados. A milliCare pode realizar a limpeza profunda de qualquer superfície têxtil e realizar a aplicação de desinfetante. Também podemos limpar e desinfestar suas áreas de alto contato.
2. Examine as tubulações do sistema AVAC. Sistemas de água estagnada criam as condições ideais para o surgimento da legionella, bactéria altamente transmissível que causa a pneumonia.
É vital, também, verificar todos os vasos sanitários, pias, e canos em busca de vazamentos ou problemas antes da volta dos colaboradores. Água estagnada pode hospedar bactérias, e um simples vazamento pode causar um desastre, mesmo que não seja uma inundação. Apenas um pouco de umidade no carpete pode causar odores desagradáveis e o desenvolvimento de mofo.
Em termos de equipamentos de climatização, mesmo que não tenham sido utilizados, ainda assim devem ser inspecionados. O sistema AVAC pode até exigir um ajuste completo porque a falta de uso pode levar ao mau funcionamento, avaria de peças ou perda de lubrificação. É recomendável a instalação de purificadores de ar e a troca de filtros dos climatizadores.
3. Pense no impacto psicológico da reabertura. Os colaboradores desejam se sentir seguros ao retornar às suas mesas e estações de trabalho. Uma boa ideia para tranquilizá-los e afixar lembretes sobre a necessidade da lavagem das mãos, o distanciamento social e o uso de máscaras. Setas no chão podem servir como lembretes para garantir saídas e entradas unilaterais.
Os colaboradores, também, se sentirão mais seguros se forem comunicados sobre como o escritório foi higienizado antes do seu retorno. Eles ficarão aliviados ao saber que tapetes e tecidos foram limpos em profundidade e que cada ponto de contato foi limpo e desinfetado. As empresas e os facilities devem continuar enviando notas regulares para atualizar os colaboradores sobre futuras limpezas profundas, para mantê-los seguros e protegidos.
Tranquilizando os colaboradores que retornam
Não se engane: os funcionários ficarão ansiosos e inquietos quando deixarem de trabalhar em casa para voltar a trabalhar no escritório. A primeira impressão positiva fará toda a diferença. Se os colaboradores, ao retornarem, sentirem o cheiro de mofo, ar viciado e virem as superfícies sujas, eles provavelmente sairão imediatamente e certamente compartilharão sua impressão com outras pessoas.
Não há dúvida que é difícil planejar todas as contingências quando se trata do período de reabertura. No entanto, os facilities que se concentrarem em fazer seus espaços parecerem higienizados e saudáveis ajudarão a reconstruir a confiança da força de trabalho que precisa um local seguro e atraente para desenvolver seus talentos.
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