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Foto do escritorVanda Moura

Desafios atuais das empresas de Facilities e como superá-los

As transformações que o mundo atravessa, como as incertezas na economia e a rápida evolução tecnológica, colocam a gerência de Facilities em um novo patamar, ainda mais estratégico e, também, muito mais exigente.

Desta forma, espera-se dos profissionais de Facilities que identifiquem e superem os obstáculos com rapidez e eficiência.

Em outras palavras, que façam mais com menos, estejam disponíveis para o pessoal dos diferentes departamentos continuamente e, de quebra, ajudem a aumentar a lucratividade.

Neste artigo, vamos analisar os principais desafios das empresas e departamentos de Facilities para informar aos leitores, pois, muitas vezes são colocadas expectativas irreais sobre esses profissionais.

Desafios atuais das empresas de Facilities e como superá-los

Dos fatos recentes, a pandemia da Covid-19 nos deixou o que pode ter sido o melhor exemplo de como será o futuro: remoto, altamente tecnológico, mas, conforme a Indústria 5.0, também centrada nas pessoas.

Mesmo com essas premissas, vemos, a seguir, que alguns desafios, como controle de custos, permanecem constantes na lista. Outros, em razão da tecnologia, assumem maior importância.

Gerenciamento de fornecedores

Gerenciar fornecedores de qualidade é um dos constantes desafios para os profissionais de Facilities.

A substituição de um fornecedor estratégico pode ser motivada por diferentes fatores, como instabilidade financeira da empresa parceira, queda na qualidade do serviço ou a identificação de um prestador de serviço mais qualificado.

Essa mudança nem sempre é tão simples e pode resultar em meses de planejamento e envolver diversas áreas de negócios como compras, fiscal, qualidade, jurídico, entre outras.

Implementar a tecnologia adequada

A tecnologia é a uma grande aliada. Com ela é possível melhorar processos, eliminar ou simplificar tarefas, reduzir custos e melhorar a segurança.

Implementar a tecnologia adequada para os departamentos é fornecer as ferramentas adequadas para os colaboradores, uma vez que elas proporcionam maior produtividade, diminuem tempo de operação e possuem um impacto profundo nas operações de longo prazo da empresa.

É importante lembrar que tecnologia não é apenas máquinas, mas também serviços, processos, etc.

Garantir a sustentabilidade

O profissional de Facilities está diretamente ligado ao desenvolvimento sustentável de todas as operações da empresa, sendo um dos responsáveis pela “transformação verde” e pelo ESG.

O conceito de green building está cada vez mais presente e a sociedade já passa a exigir uma postura ambientalmente mais engajada das empresas.

Gestão de ativos

A gestão de ativos contribui para a redução dos custos globais da empresa e garante um ambiente saudável para todos os colaboradores.

Mesmo não sendo o core business da empresa, a gestão adequada dos ativos é estratégica, pois, sem ela a produtividade fica comprometida.

Por isso, a manutenção preventiva de edificações, pisos e equipamentos é que proporciona maior vida útil dos ativos e oferece maior segurança a todos.

Manutenção de dados

Manter os registros requer organização e disciplina. Contudo, pela quantidade de locais, máquinas, serviços, processos, etc., que é de responsabilidade da gerência de Facilities, os dados são fundamentais.

É preciso acompanhar a frequência da higienização das instalações, carpetes, móveis e utensílios para evitar a diminuição da qualidade e redução da vida útil, evitando novas aquisições e geração de resíduos.

É uma forma direta de redução de custos, cuidado com a saúde e bem-estar dos usuários e de garantir a sustentabilidade.

Experiência do Usuário (UX)

Criar e melhorar continuamente a experiência dos colaboradores e usuários dos edifícios e equipamentos precisa ser uma preocupação contínua.

Como foi citado anteriormente, o futuro estará centrado, também, nas pessoas. E manter um ambiente seguro, saudável e organizado, demonstra o cuidado e o respeito por elas, que utilizam os espaços corporativos.

É ainda uma forma de valorizar os colaboradores e evitar o turnover.

A milliCare auxilia a FM

A milliCare, por acompanhar o dia a dia das gerências de Facilities de diversas empresas, busca desenvolver soluções inovadoras para atender aos mais variados segmentos e desafios.

Por exemplo, para a gestão dos ativos, oferece a higienização dos carpetes e têxteis, com um sistema a seco por polímeros e que é totalmente sustentável, pois reduz o consumo de água a quase zero. A empresa ainda conta com um sistema customizado de manutenção programada, o Plano Total de Cuidados milliCare,

Para os desafios tecnológicos, outra solução milliCare é a plataforma milliClickIoT para gestão da higienização de carpetes e estofados no ambiente corporativo.

Essa plataforma permite a gestão em tempo real dos trabalhos de limpeza e manutenção, esta última podendo ser acionada pelo próprio colaborador; além disso, ela mantém um cadastro de cada peça de mobiliário estofado dos espaços, possibilitando a avaliação, valoração e manutenção individualizada; e, ainda, a produção de relatórios e registros fotográficos dos serviços de higienização e limpeza, que podem ser consultados pelos usuários.

Para conhecer mais as soluções milliCare para a gestão de Facilities, clique aqui.


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