Comunicar é tão importante quanto higienizar Melhores práticas para fidelizar clientes e garantir a produtividade
Facilities de todos os tipos de instalações desempenham papel essencial na limitação da disseminação do COVID-19. Mas é necessário que os ocupantes dos espaços, clientes e colaboradores, saibam que sua saúde e segurança estão sendo levadas a sério, o que significa comunicação constante e clara.
Por isso, os protocolos adotados devem ser afixados em locais de maior tráfego, com sinalização clara. Muitos gestores, inclusive, passaram a informar os colaboradores, regularmente, por e-mail ou outros meios disponíveis como intranets, nas empresas.
Essas mudanças na comunicação interna aconteceram em curto espaço e é provável que prossigam por algum tempo. Porque as pessoas querem informações. Se os facilities não mantêm contato com as partes interessadas sobre as rotinas de limpeza e desinfecção, as pessoas podem ficar preocupadas ou até… em pânico, o que afeta a produtividade e o resultado dos negócios.
Além disso, os diversos espaços estão sendo limpos com uma grande variedade de produtos químicos. Mesmo os desinfetantes que, em última análise, são seguros para a para a saúde humana não devem, em alguns casos, serem usados durante o horário normal de trabalho.
Aí, entra o trabalho da comunicação: é preciso assegurar aos colaboradores que os carpetes de demais têxteis, por exemplo – o nosso caso – foram desinfetados respeitando o período que os tornem efetivos, porém inofensivos e aliados da saúde.
Veja, aqui, algumas dicas que podem auxiliar facilities a se comunicarem com clareza para manter os ocupantes e visitantes de seus espaços seguros e informados.
1. Utilizar a informação disponibilizada pelo seu prestador de serviços
Alguns prestadores de serviços de higienização e desinfecção de espaços, como a milliCare, oferecem informativos disponíveis para compartilhar com os clientes. Se você trabalha com um desses fornecedores, como nós, pode aumentar sua transparência com os ocupantes compartilhando esses materiais com eles.
Por exemplo, a milliCare tem um programa de melhoria da qualidade do ar interno, com certificações emitidas por laboratórios especializados que podem e devem ser afixados nos diversos ambientes para a segurança dos colaboradores. Além disso, podemos fornecer templates de e-mails para reforçar a mensagem.
2. Envie mensagens semanais por e-mail
Os e-mails e atualizações constantes podem exigir muito trabalho, mas são uma ótima maneira de informar a todos sobre acontecimentos recentes ou futuros. Por exemplo, esses e-mails podem incluir detalhes sobre quais áreas estão sendo limpas naquela semana e quaisquer notificações de trabalhos, fora do expediente, que podem exigir que os espaços fiquem vagos.
3. Configure cadeias de texto
Enviar mensagens de texto é uma excelente opção para atualizações e lembretes mais urgentes. Por exemplo, você pode notificar os ocupantes no e-mail semanal de que o escritório precisará estar vazio em um determinado horário para desinfecção. Então, algumas horas antes que os ocupantes precisem sair, você pode enviar rapidamente um texto para lembrar quem pode ter esquecido. Vale a pena o lembrete.
Incluir informações, em seus alertas, sobre os produtos que você está usando para limpar e desinfetar também pode ser uma ótima maneira de aliviar temores e fazer com que os colaboradores se sintam mais seguros. Assegure-os de que você está usando apenas produtos químicos seguros notificados na ANVISA.
4. Organize reuniões online regulares
Sabemos que os colaboradores estão sobrecarregados com teleconferências. Mas, vale a pena organizar pelo menos uma ao mês. Reuniões abertas aos colaboradores que poderão fazer perguntas e compartilhar preocupações. Esta pode ser uma excelente oportunidade para apresentar o que você está fazendo para manter a segurança dos ocupantes e visitantes do seu espaço e responder a quaisquer questões sobre os protocolos de limpeza.
Facilities são os protagonistas da retomada dos negócios, neste momento, e precisam agregar mais uma habilidade ao seu escopo: comunicação. Não é complicado utilizar as técnicas e ferramentas corretas, mas se precisar de ajuda, estamos aqui para auxiliar em nossa especialidade.
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